CARACTERÍSTICA DA PRIMEIRA IGREJA MISSIONÁRIA!

04/07/2021

Características da primeira igreja missionária

Vamos estudar um pouco sobre a Igreja de Antioquia em Atos 13:2-3:

"E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram."

Podemos aprender mais com eles:

1. Não era a igreja mãe, nem a igreja dos famosos apóstolos.

Em Atos 1:8 todos foram chamados para ir e em Atos 8:1 eles saíram, não por sua própria vontade, mas por causa da perseguição. E mesmo nessa época os apóstolos ainda ficaram.

Vemos que foi uma igreja filha, e não mãe, a que primeiro enviou missionários. Não a maior igreja, mas a igreja mais devotada ao Senhor.

2. Era composta de discípulos que faziam discípulos.

Você sabia que o discipulado não é um curso, mas envolve uma vida inteira? O verdadeiro discipulado envolve todos os aspectos da vida, até mesmo como você serve a Deus.

Como líderes, a responsabilidade é ajudar os membros de nossa congregação a ver como podem usar os dons e talentos que Deus lhes deu.

3. Era uma igreja de oração, guiada pelo Espírito Santo (Atos 13:3).

Eles estudavam a Palavra, oravam e estavam prontos para defender sua fé em qualquer lugar.

Efésios 4:14: "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."

4. Ela nos mostra um ministério compartilhado e não individual.

Todos eles se envolveram na evangelização. Eles usaram suas profissões para isso. O ministério não era apenas para pastores ou missionários, mas para cada pessoa. Cada um teve sua parte. Era uma igreja que praticava tudo (Atos 1:8).

É um passo colocar missões como parte da igreja. Pode ser um comitê de missões, ou mais um ministério, ou um departamento, mas o que a igreja de Antioquia nos mostra é que o foco missionário flui por todas as áreas da igreja.
 

5. Barreiras sociais cruzadas.

Eles até alcançaram não-judeus. Em sua alegria transbordante, eles queriam pregar a todos. Eles mostraram sua paixão pelos não alcançados. Eles não discriminaram, mas foram inclusivos.

6. Era uma igreja generosa.

Uma igreja missionária não espera ter abundância para dar às missões. Ele sabe que é um privilégio dar, uma forma de louvar.

A igreja de Antioquia apoiou e forneceu cobertura para os missionários que partiam.

A cobertura da igreja é como um guarda-chuva que oferece proteção. Uma igreja missionária mantém uma conexão com seus missionários: sempre orando por eles, sustentando-os financeiramente e cuidando deles e de suas famílias.

Nosso Senhor não aceita quando dizemos: "Somos pobres e não podemos". O problema com a arrecadação de fundos não é falta de recursos, mas falta de fé.

7. Ela entendeu que os recursos humanos não eram seus, mas de Deus.

Uma das razões mais comuns para a grande falta de trabalhadores para as missões é que os líderes não querem se separar dos trabalhadores para ir para o campo. Uma igreja missionária sabe que os obreiros vêm do Senhor e, portanto, devem estar totalmente à Sua disposição.

Dar obreiros para campos missionários nunca é uma perda, mas um investimento para o eterno.

Foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de "cristãos" pela primeira vez (Atos 11:26). Eles receberam esse nome porque eram "pessoas de Cristo" com a mente e o coração de Cristo, mostrando-se como discípulos que fazem discípulos.

Publicado originalmente em MOVILICEMOS.

Fonte: Retirado da internet