CERCA DE 2.450 LÍNGUAS ESTÃO AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO EM TODO O MUNDO .

21/02/2022

Número de línguas ameaçadas/em perigo de extinção (2022), por região! Após a recente morte de Cristina Calderón, a última falante nativa da língua Yagán, e por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna, que se comemora hoje, o @statista analisou os dados do Projeto Línguas Ameaçadas, que revelam que milhares de línguas de todo o mundo estão atualmente em perigo de extinção.

Como mostra o infográfico, a Oceania é a região do mundo com mais idiomas classificados como ameaçados ou em perigo (733). A Ásia abriga um nível igualmente alto de línguas ameaçadas de extinção (693), enquanto a África também pode estar à beira de perder cerca de 428. No total, cerca de 2.450 línguas estão atualmente ameaçadas de extinção em todo o mundo.

Especialistas têm explicações diferentes para o declínio das línguas. Uma delas é a globalização. Conforme declarado no artigo de pesquisa de 2014 'Distribuição global e fatores de risco de extinção de idiomas', "o efeito dominante de um único fator socioeconômico, o PIB per capita, sobre a taxa de crescimento dos falantes sugere que o crescimento econômico e a globalização são os principais impulsionadores da o recente declínio de falantes de línguas (principalmente a partir da década de 1970)". 

FONTE: linguistics