DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO!

29/08/2021

28 DE AGOSTO

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Desde então, tornou-se um dia especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.

No Brasil, o voluntariado segue ativo mesmo em tempos de distanciamento social: se reinventa, inova nas maneiras de atuar e segue reunindo esforços e dedicação, utilizando e valorizando mais do que nunca o trabalho em rede e as conexões.

Datas como essa são oportunidades para reconhecer e agradecer aos voluntários. Todos gostam e precisam ser reconhecidos de maneira significativa por seus esforços. Isso ajuda a aumentar a autoestima, a confiança e amplia a vontade de seguir praticando as ações, o que é fundamental para incentivá-los a continuar.

É importante dedicar um tempo para agradecer. Nunca perca a chance de entregar uma mensagem de agradecimento aos voluntários.

Os voluntários têm apenas um limite de tempo para doar, e as organizações da sociedade civil e projetos precisam informar seus voluntários o quanto as suas contribuições são significativas e que o tempo destinado, doado, e seu trabalho árduo são expressivos e pertinentes.

O reconhecimento é um componente importante da retenção de voluntários. Quando os voluntários se sentem valorizados e importantes, é mais provável que se sintam conectados ao programa e continuem envolvidos e engajados.

A Bíblia nos orienta acerca desta obra , Jesus passou 3 anos e meio sobre  a terra e nos deu exemplos em tudo.

O homem generoso será abençoado, porquanto reparte seu pão com o necessitado."

Provérbios 22:9

TEMOS A HONRA DE SER VOLUNTÁRIO. .


MISS ALEXANDER BARCY

PRESIDENTE  DA AMMMPA