O que é a Justiça de Deus?

18/04/2020

A Justiça é um atributo de Deus, é uma das Suas características próprias. Ser justo é uma qualidade fundamental da natureza de Deus. A justiça de Deus se manifesta através de Jesus Cristo e é expressa nas Suas ações e no cumprimento das exigências da perfeição do próprio Deus.

A Bíblia diz que a Justiça de Deus se revela através do evangelho (17Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".">Romanos 1:17), as "boas novas", da mensagem de salvação anunciadas ao longo de todas as Escrituras se cumpriu na vida, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo. Encontramos na Palavra de Deus o padrão para toda a justiça que precisa ser cumprida por todas as pessoas.

Mas o que é justiça?

Em termos gerais, justiça é dar a cada um o que lhe é de direito, o que merece. É estar em conformidade com o que é justo, correto. A maioria das pessoas possuem algum senso de justiça. Todos temos consciência de estar num mundo de injustiças e mesmo não sendo muito justas, as pessoas falam ou reclamam a falta de justiça.

A justiça é questionada quase sempre quando a requeremos em nosso favor ou quando achamos que alguém merece ser punido ou castigado. Buscamos a nossa justiça própria, carregada de egoísmo, quando queremos ser favorecidos, mas normalmente queremos esquece-la quando ela acusa-nos. Parece que a justiça própria parece estar sempre acima da justiça comum, merecida por todos. Mas será a justiça humana tão distante da Justiça de Deus? Infelizmente a justiça dos homens está carregada de injustiça.

Justiça X injustiça

Deus é perfeito, reto e plenamente justo, por isso age sempre em conformidade com a Sua Justiça. A Justiça de Deus é reta e cheia de misericórdia. Ele reprova e condena a injustiça porque esta causa destruição e morte. Quando alguém comete injustiça, os danos destrutivos do mal e da morte afetam diretamente ao próprio transgressor, aos outros a quem ele prejudica, além de comprometer a sua relação com Deus, com o mundo e com os seus semelhantes.

Um bom exemplo dos danos causados pela injustiça é a história dos irmãos Caim e Abel, na bíblia (Gênesis 4:1-16). Movido por inveja e maldade Caim mata o seu próprio irmão. Esse pecado destruiu a vida do inocente, Abel, afastou Caim de Deus e da sua família. Trouxe maldição à terra, ao seu trabalho e, a sua vida terá sido consumida pelos sentimentos de rejeição, culpa e medo. Deus o afastou, castigando-o pelo seu crime mas o tratou com misericórdia, colocando-lhe um sinal para preservar a sua vida. Assim funciona a justiça de Deus, é revestida de misericórdia.

Veja aqui o que a Bíblia fala sobre injustiça

Justiça de Deus e Misericórdia

Quando pensamos em justiça, logo nos vem à mente o merecido castigo e a punição por algo de errado que se fez. Estas ideias não estão de todo erradas mas, graças a Deus que a Sua justiça é diferente da nossa. A justiça humana é falha, parcial, corrompível e muitas vezes mesquinha. Isto é, segundo a nossa "justiça", o outro merece sempre ser punido e pagar as consequências dos seus erros. Mas quando somos nós a parte culpada, buscamos sempre recursos para nos auto-inocentar. A justiça de Deus, por outro lado, é leal, reta e infalível. Além disso, a justiça divina é misericordiosa e não oprime ninguém em Seu juízo (23Fora de nosso alcance está o Todo-poderoso, exaltado em poder; mas, em sua justiça e retidão, não oprime ninguém.">Jó 37:23).

A justiça de Deus caminha de mãos dadas com a Sua misericórdia. A compaixão de Deus é a disposição graciosa que Ele manifestou de se compadecer da condição humana desde a criação até o final dos tempos. Nesta oferta amorosa, Ele considera o nosso estado miserável e oferece perdão total ao pecador arrependido, quando este crê na Sua bondade e aceita o Seu favor.

Contudo, para satisfazer a justiça (esta exige que o culpado seja punido pela sua injustiça), Deus decidiu atribuir a culpa a Si mesmo. Pelo Seu amor e bondade, Jesus Cristo assumiu o nosso lugar e sofreu a punição pelas nossas injustiças, pelos nossos pecados. Através da fé, fomos substituídos graciosamente por Jesus.

Jesus e a Justiça de Deus

Jesus cumpriu toda a justiça. Foi justo e misericordioso em toda a sua vida e ministério aqui na terra, sem nunca ter pecado. Através Dele Deus revelou a Sua vontade para os seres humanos. A sua vida dividiu a história da humanidade, sendo Ele o maior exemplo e a perfeita justiça que os homens almejavam. Graças a Ele todos podem ter acesso à justiça de Deus, conhecendo-a através da Bíblia e da vida de Jesus Cristo.

Quando o homem crê em Jesus, é justificado pela fé. Porém, quando descumpre a Sua vontade e rejeita Deus, age como injusto e desobediente. Essa injustiça (falha, transgressão, maldade, erro, corrupção) também é chamada de pecado na Bíblia (17Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.">1 João 5:17). O pecado presente na humanidade torna a nossa justiça falha e limitada (6Somos como o impuro - todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.">Isaías 64:6). Por isso todas as pessoas precisam de um recurso fora de sim mesmos para se aproximarem de Deus.

Para resolver o problema do pecado, que precisa ser punido (23Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.">Romanos 6:23), Jesus se entregou para cumprir a exigência da Sua perfeição. A justiça foi feita. Foi plenamente cumprida em Cristo, sendo punido pelo pecado da humanidade. Com a morte de Jesus, o preço da dívida da culpa e condenação foi pago. Todos que creem Nele podem desfrutar do perdão de pecados. Pelos méritos de Jesus, todo que busca a Sua justiça é considerado justificado e aceito por Deus.

Você pode confiar na justiça de Deus!


Fonte : Retirado da internet e adaptação  AMMMPA