A história de John Newton - SÉRIE BIOGRAFIA

24/07/2020
O testemunho de John Newton retrata o Poder trasnformador do Evangelho de Cristo. Antes de experimentar a graça salvadora de Jesus, ele era um zombador da Bíblia, blasfemava contra Deus, ridicularizava os cristãos, envolvia-se em atos depravados. Sua profissão era o tráfico de escravos.

Certo dia, Newton zarpou para mais uma das suas viagens em um navio negreiro. Enquanto buscava escravos ao longo da costa ocidental da África, ele foi acometido de malária, situação em que o levou a refletir sobre a sua vida.

Em outra viagem, uma violenta tempestade se abateu sobre o navio. Ele temia estar à beira da morte e percebeu quão frágil e desemparado estava. Refletiu: e se a fé cristã fosse verdadeira?! Estava certo de que não seria perdoado. John pensou em tudo o que fizera naqueles últimos anos e ficou abalado. Mais tarde naquela viagem, Newton folheou um dos poucos livros que havia a bordo - Imitation of Christ [Imitação de Cristo de Tomás de Kempis]. Ele começou a ler esse livro como um mero passatempo, mas, depois, passou a se perguntar o que lhe aconteceria se aquilo que nele estava escrito fosse verdade. Teve medo!

Então começou a ler o Novo Testamento com mais interesse e curiosidade. Quando chegou à passagem de Lucas 15, John percebeu os impressionantes paralelos entre a sua vida e a vida do filho pródigo. Daquele momento em diante, a vida de Newton mudou gradativamente.

A mudança mais evidente em sua vida foi o incansável esforço para extinguir o tráfico de escravos. Foi orientador e conselheiro de William Wilberforce, o qual se tornou o mais notável e eficaz abolicionista da história da Inglaterra. Alguns meses antes da morte de Newton, ocorrida em 21 de dezembro de 1807, o Parlamento Britânico aprovou o Decreto da Abolição do Tráfico de Escravos, o que muito alegrou Newton.

John Newton mudou completamente após a sua conversão. Mais tarde, ele se tornou pastor em Olney, na Inglaterra, quando compôs a letra daquele que talvez seja o hino mais conhecido até hoje - Amazing Grace (Incrível Graça).

Como explicar tamanha transformação na vida de um homem? Semanas antes de sua morte, já velho e debilitado, Newton explicou: "Minha memória praticamente se foi; mas ainda consigo me lembrar de duas coisas: que eu sou um tremendo pecador e que Cristo é um tremendo Salvador"