JESUS ,  MEU COACH.

25/08/2020

Seria um problema o "evangelho coach"?

A palavra Coach significa treinador. Ela diz respeito ao profissional capacitado e habilitado a aplicar técnicas e ferramentas da metodologia no intuito de desenvolver pessoas e organizações e assim, auxilia-las a alcançar resultados extraordinários.

Contra ministração de palavras motivacionais e de sabedoria usadas por alguns pregadores em cultos, alguns religiosos se ergueram impetuosamente.

Na verdade, sempre que se faz algo diferente ao tradicional, aqueles que se sentem incomodado se insurgem. Basta lembrar que os reformadores foram considerados hereges, chamado por alguns de anticristo e filhos de satanás.

Quando a Palavra de Deus nos diz: "Nada é impossível para Deus", abre-se um universo infinito de possibilidades; um solo fértil para criatividade e inovação para o agir soberano de Deus, que vai muito aquém da lógica e compreensão humana. A Bíblia diz: "Como Deus é grande! Ultrapassa o nosso entendimento!" Jó 36:26

Ao longo da história da igreja, percebe-se diversos exemplos de inovação na maneira de pregar o Evangelho de Cristo que foram duramente criticadas, mas que no decorrer do tempo se consolidaram devido a seus bons frutos. Outrora, assistir televisão era considerado um pecado. Atualmente, gigantes na fé se levantaram e conseguiriam levar a mensagem de Cristo para programas televisivos, contribuindo para salvação de milhares de pessoas.

Outro exemplo louvável são os ministérios que superaram o formalismo e conseguiram ingressar em ambientes esportivos, como surf e arte marciais, até então nunca antes alcançado pelo Evangelho. Com isso, testemunhos de conversões de atletas se multiplicam.

Da mesma maneira, diversos movimentos sociais promovidos por cristão tiveram um impacto significativo para humanidade, como William Wilberforce, o qual se tornou o mais notável e eficaz abolicionista da escravidão da Inglaterra. É impossível deixar de fazer alusão aos benefícios advindos da mais antiga e prestigiada instituição de ensino superior nos Estado Unidos: Universidade de Harvard, fundada por um cristão protestante chamado John Harvard.

Incontáveis testemunho demonstram que cristãos heroicamente venceram as mais bárbaras perseguições e dificuldades para construir um legado para a humanidade. Se no passado esses gigantes tivessem sucumbindo, todas essas conquistas não seriam possíveis.

O profeta Jeremias combateu a religiosidade com um duro discurso: "os costumes religiosos das nações são inúteis" - Jeremias 10:3 - Nova Versão Internacional. A história comprova que o fanatismo religioso cometeu as maiores atrocidades supondo estar prestando um serviço a Deus.

Jesus foi enfático ao dizer aos religiosos: "Vocês negligenciam os mandamento de Deus e se apegam às tradições de homens. (Marcos 7:8).

Ora, se o segundo maior mandado de Deus é amar ao próximo com a si mesmo, não vejo violação ao evangelho de Cristo a ministração com palavras de motivação e de sabedoria para fornecer destino a vida de pessoas, igrejas e até mesmo nação. Substituir o desespero por esperança, não seria um bem em si?

No meio eclesiástico, engano são cometidos por não se diferenciarem as infinitas variedades de habilidades a disposição do ser humano. Simplesmente lida-se de forma padronizada, acreditando que o Evangelho de Cristo é exclusivamente aquele que combate o pecado. Esquecem que Jesus nós instruiu com valiosos ensinos para alcançarmos o status de mestre e doutores. A presença dessas pessoas no corpo de Cristo traz benefícios que ultrapassam as paredes da igreja.

Foi por meio da sabedoria que o rei Salomão conseguiu resolver um conflito de maternidade de uma criança entre duas supostas mães, em época que não havia teste de DNA. No Livro de Eclesiastes, conta-se a história de um pobre homem que salvou uma cidade inteira com sua sabedoria. (Eclesiastes 9: 15). Com isso, a própria Palavra de Deus nos monstra a importância da utilização da sabedoria para resolução de problemas cotidianos da sociedade, gerando vida e bem estar para todos.

A Bíblia diz: "Use as palavras para ajudar outras pessoas" - Provérbios 31-8 - Bíblia Viva e 24 As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos. Provérbios 16-24

Portanto, a prática do coaching visando contribuir no desenvolvimento humano, conforme já acontece com a psicologia e medicina, não constitui um conflito ou negação ao Evangelho. Muito pelo contrário, essa ferramenta apresenta um substrato para o cristão mobilizar equipes em busca da excelência no resultado para construção de projetos significativos capazes de impactar e beneficiar toda uma sociedade.