ORAÇÃO POR MISSÕES !!!

04/09/2023

ESTUDO.

O apóstolo Paulo pediu que orassem por ele várias vezes para que nas suas viagens missionárias ele pudesse falar com intrepidez a Palavra e não ser impedido de fazê-lo. Jesus também nos deixou o exemplo de uma vida de jejum e oração para que ao realizar a obra que o pai lhe confiou tivesse autoridade contra as forças espirituais, expelindo demônios, libertando cativos do poder opressor do pecado e de satanás. Inclusive alertou os discípulos sobre "o dever de orar sempre e nunca desfalecer." E falando sobre a tarefa de evangelizar, viu a oração como solução para que o Senhor da seara enviasse mais ceifeiros para sua seara. Nossos missionários, pastores e líderes precisam incessantemente das nossas intercessões. A nossa luta não é contra carne e sangue. Por isso, faça o propósito de orar diariamente pela obra missionária no Amapá, no Brasil e no mundo. Adote missionários em oração. Seja a retaguarda que eles precisam. Ore também por pessoas, grupos, bairros, distritos e cidades. Tenha um mapa de oração, e um diário de oração. Anote nele seus pedidos e as respostas à medida que Deus for respondendo. Você crê no poder da oração? Experimente elencar as respostas e você vai constatar o que disse Tiago: "muito pode por sua eficácia a oração de um justo. Sejamos como Abrahão que intercedeu por Sodoma e Gomorra, por amor de seu sobrinho Ló que lá morava, e assim, Deus o livrou do juízo que destruí aquelas duas cidades pelas suas iniquidades que chegaram até os céus. Temos somente 16 municípios, adote um, adote um bairro de Macapá, vamos clamar a Deus pelo Amapá.

O SUSTENTO DE MISSÕES

Como todo empreendimento, a obra de missões precisa de sustento. Porém, quando falamos nesse assunto, a primeira ideia que vem à nossa mente refere-se ao dinheiro, mas não é apenas o dinheiro que sustenta missões. Vamos separar as duas facetas mais importantes do sustento de missões. A primeira é a oração; a segunda, as finanças.

I – Oração

Como as demais atividades da igreja, o trabalho de missões é movido a oração. A oração é uma poderosa arma poderosa para vencer barreiras e alcançar metas. Por meio de oração, podemos ver as janelas dos céus abertas e as bênçãos de Deus caindo sobre o seu povo. A oração move o coração de Deus. Não há problema ou dificuldade que resista a uma oração persistente. Deus responde à oração, e o trabalho de missões pode ser sustentado só com muita oração.

Temos enfrentado a realidade de que estamos numa guerra espiritual. Fazer missões é lutar diretamente contra as hostes satânicas. Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja (Mt 16.18); disse ainda que devemos amarrar o valente e saquear-lhes os bens (Mc 3.27). A Bíblia também nos diz que Deus nos tira do reino das trevas e nos transporta para o reino do filho do seu amor (Cl 1.13-14). Portanto, o bom crente é um ladrão! Ele amarra o Diabo, invade sua propriedade e rouba-lhe os bens – as almas em seu poder nas trevas – e as encaminha para o reino de Jesus Cristo. Por intermédio da igreja, o bom crente derruba as portas do inferno, entra, amarra o valente e saqueia-lhes os bens; isso é feito pela oração. O Diabo treme de medo quando vê um crente orando.

Os crentes, então, precisam reconhecer sua posição em Cristo, que é de superioridade e vitória sobre todo poder do mal. Em Efésios 1.20-21 lemos: "… o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder de domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas, também no vindouro". Notem que Cristo está assentado nas regiões celestes, acima de todos espírito maligno, em cima do diabo e suas hostes. Agora observe no mesmo contexto a nossa posição, em 2.6: "… e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares Celestiais em Cristo Jesus". Veja bem isso: quando aceitamos Cristo, somos colocados nas regiões celestes em Cristo; portanto estamos na mesma posição de Jesus, ou seja, acima de todo principado e potestade. Em outras palavras, o diabo está debaixo de nossos pés. Aleluia! A Vitória já está garantida nessa luta, pela nossa posição em Cristo. Mas o diabo é persistente, e temos de usar a arma da oração para golpeá-lo. Em Efésios 6.10-20, o apóstolo Paulo fala sobre armadura de Deus na luta contra o diabo, e nos Versículo 18 e 19 explica que essa armadura é movimentada com a oração. Missões são trabalhos de batalha espiritual, que ataca e destrói as fortalezas do inimigo, e isso é feito por meio da oração.

Quero apresentar algumas sugestões bíblicas de oração missionária.

  1. Oração que roga por obreiros

Rogai, pois, ao Senhor da Seara que mande trabalhadores para sua Seara

(Mt 9.38)

Observe que esse é o mandamento de Cristo. É um imperativo! Rogai! O crente fiel e obediente ora e pede trabalhadores para seara. Precisamos trabalhar em oração para que Deus levante muitas vidas para o campo missionário.

  1. Oração pelas igrejas

E também faço esta oração que o Vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovar diz as causas excelentes que ser sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo, Cheios do fruto da Justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para glória e Louvor de Deus (Filipenses 1.9-11)

O apóstolo Paulo pediu a Deus que aquela igreja fosse frutífera na presença dele. Uma igreja frutífera é aquela que faz a obra de missão de mundiais. Portanto, precisamos orar pelas igrejas para que Deus desperte seus pastores e para que todas compram sua tarefa de evangelizar o mundo.

  1. Oração pelos missionários

Com toda oração e Súplica, orando em todo tempo no espírito e para isto vigiando com toda a perseverança e suplica por todos os santos e também por mim; para que seja dada, no Abrir da minha boca, a palavra, para, três, fazer conhecido o mistério do Evangelho (Efésios 6. 18-19).

O apóstolo Paulo reconhecia que sem a oração dos irmãos seu trabalho não seria eficaz. Se o apóstolo Paulo reconhecia que precisava e depende da oração da igreja, quanto mais nós e nossos missionários. Precisamos orar para que os missionários tenham autoridade espiritual necessária para executar a obra.

Além disso, precisamos orar pelas suas necessidades pessoais, a saber: adaptação a aspectos culturais como língua, alimentação, costumes, saúde, emoções, e etc. Precisamos aprender a orar pessoal e objetivamente pelos missionários.

  1. Oração para que Deus abra as portas

Suplicar e, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abre a porta a palavra, a fim de falarmos do Mistério de Cristo, pelo qual também estou Algemado (Colossenses 4.3).

Há muitos países fechadas a entrada de missionários. Por meio da oração, podemos ver Deus operando Milagres e abrindo portas. Há alguns anos o grande desafio que tínhamos era o mundo comunista, mas pelo Poder da Oração as portas foram abertas. Aleluia! O Grande Desafio que temos agora são os países muçulmanos. Além disso, temos um grande número de grupos étnicos ainda não alcançados com o evangelho. Precisamos orar para que Deus abra essas portas à palavra.

  1. Oração pelas finanças

Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E saberes também vós, ó Filipenses, que no início do Evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo, no tocante a dar e receber senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades (Filipenses 4. 14-16).

A igreja em Filipos associou-se ao Apóstolo no cumprimento da tarefa missionária, e como parte dessa associação enviou doações de bens materiais para o sustento do Missionário. É a igreja que levanta o sustento. Precisamos, então, orar pelas Finanças, para que Deus supra as necessidades da igreja, de modo que ela tenha condições de manter o missionário no campo.

Anualmente estabelecemos um alvo financeiro para nossa igreja, a fim de promover o sustento dos missionários. Pelo Poder da Oração, sempre para passarmos o alvo.

  1. Orar pedindo grandes coisas

Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo sempre. Amém (Efésios 3.20-21).

Às vezes encontramos pastores desanimados e derrotados, dizendo que o povo é muito duro, que a igreja não progride, etc. Comece a orar, e você verá o que acontece. Precisamos crer que o nosso Deus é grande e quer fazer coisas grandes. Não podemos nos contentar com coisas poucas, muito menos nos acomodar com o que está acontecendo. Precisamos de olhos e mente cheios de expectativas sobre o que Deus vai fazer. Às vezes os pastores lamentam, dizendo: " a minha igreja é pequena, o povo é pobre, não temos condições". Se a igreja é a igreja do Deus vivo, a igreja do Eterno, do todo poderoso, então ela é grande, porque tem um Deus grande. Muitos pastores creem menos do que os incrédulos, porque dizem que creem em Deus, mas agem como se ele não existisse. A fé remove montanhas. Apropriemo-nos da vitória, pela fé, em oração. Muita oração, oração fervorosa, oração persistente!

IDEIAS PRÁTICAS PARA O MOVIMENTO DE ORAÇÃO

  1. Reuniões especiais de oração

Separe alguns dias da semana para cultos especiais de oração promissões. Uma noite da semana, talvez domingo de manhã; verifique seu calendário e separe um dia ou mais, especialmente para reuniões de oração. Porém use essa reunião somente para assuntos missionários. Qualquer outro pedido que não esteja ligado à obra de missões deverá ser encaminhado para outra reunião de oração.

Seja criativo, para que a reunião não se torna monótona. Use mapas, fotos, cartas, etc. para motivar o povo a oração. Use o livro intercessão Mundial ou outras fontes de informações. Divida a igreja em grupos, designe um país para cada grupo e comece um movimento de oração por missões.

  1. Reuniões de oração nos lares

Você poderá desafiar os membros da igreja a se reunir nos bairros onde moram; cada grupo ou célula poderá adotar um país pelo qual deverá orar.

  1. Oração nos cultos da Igreja

Separe, no culto da igreja, um momento especial de oração por Missões em todos os cultos de nossa igreja temos o "Momento Missionário", quando lemos as cartas dos Missionários ou apresentamos um cartão de oração por um país, e usamos esse momento para orar com pedidos específicos. Além de recebermos a benção de Deus, a chama de missões permanece acesa.

Pedi a um irmão da igreja que colocasse bem atrás do púlpito um quadro bem grande com mapa-múndi, que deveria ter somente os contornos dos países. A cada domingo coloco nos boletins os dados de um país extraídos do livro "intercessão Mundial", juntamente com os pedidos de oração. No momento missionário, peço ao povo que abra o boletim e Oramos. Durante a oração um irmão vai ao quadro e pinta o país pelo qual estamos orando. No final, desafio a igreja a orar durante a semana por aquele país. Todos os domingos quando as pessoas chegam na igreja veem aquele quadro e sabem que ainda faltam poucos países pelos quais devemos orar. Nossa meta é orar por todos os países do mundo.

  1. Oração nas classes da Escola Dominical

Os professores da Escola Dominical deverão ser desafiados a usar um tempo da classe, todos os domingos, para orar pelos missionários. Algumas classes poderão adotar um missionário ou um país pelo qual orar. Poderão usar os cartões de Oração pelos povos não alcançados.

  1. Organize a " sala de oração missionária"

É muito importante haver na igreja um lugar especial para oração promissões. Procure uma boa sala, no lugar sossegado, e transforme-a na " sala de oração missionária ". Decore com motivos missionários, colocando mapas, fotos e cartazes dos Missionários, estatísticas, pedidos de oração, coisas típicas dos países. Por exemplo, um arco e flecha indígena, um chapéu mexicano, um tamanco Holandês, um Ponche peruano e etc. Isso é bom, pois dá a sala uma atmosfera missionária, motivando ainda mais as orações.

Duas coisas, porém, não podem existir nessa sala. Primeira, não pode haver chave, porque ela deverá permanecer aberta 24 horas por dia. Segunda, não pode haver cadeiras, porque é um lugar para estar de joelhos, em oração.

PLANEJAMENTO DO MOVIMENTO DE ORAÇÃO NA IGREJA LOCAL

Igreja__________________________________________________________________

Pastor_________________________________________________________________

1. A reunião de Oração

a) Nomes de prováveis líderes para reuniões de oração:

_______________________________________________________________________

b) Reuniões de oração:

_________________________________________________________

c) Frequência das reuniões (uma vez por semana?):

_______________________________________________________________________

d) Local das reuniões:

_______________________________________________________________________

e) Quais grupos da igreja deverão estar envolvidos?

_______________________________________________________________________

f) Estabeleça alvos específicos para a reuniões de oração:

_______________________________________________________________________

Ordem do culto de oração

Exemplo

20h – Louvor _______________________________________________________________________

20h 15m – Orar pela Igreja _______________________________________________________________________

20h 25mt – Testemunhos _______________________________________________________________________

20h 30m – Dois Cântico _______________________________________________________________________

20h 35m – Orar pelos missionários _______________________________________________________________________

20h 40m – Encerramento _______________________________________________________________________

2. A oração nos cultos da igreja

a) Quantos cultos há em sua igreja no domingo? ______________________________________

b) Número de pessoa em cada um _________________________________________________

c) Tempo (em minuto) para oração em cada culto ____________________________________

d) Temas para intercessão:

a) __________________________________

b) __________________________________

c) __________________________________

d)__________________________________

e) Aliste os recursos audiovisuais necessários (datashow, vídeos, fotos, etc.)

_______________________________________________________________________

3. A oração nas classes de Escola Dominical

a) Cada classe orando por um pais

b) Cada classe comprometida com a região

c) Cada classe ligada a um missionário

4. A sala de oração

a) Que sala será utilizada? ____________________________________________________

b) Decoração: ______________________________________________________________

b.1 Material usado ________________________________________________________

b.2 Pessoa responsável _____________________________________________________

c) Com que frequência será renovada a decoração? _______________________________

d) Responsáveis pela renovação da decoração.

Data Grupo ou Organização Líder

___/___/___ ___________________ __________________

___/___/___ ___________________ __________________

___/___/___ ___________________ __________________

Extraído do livro: IGREJA LOCAL E MISSÕES

QUEIROZ, Edison. A igreja local e missões/ Edison Queiroz – 3ª edição – São Paulo: Vida Nova,1991.